O Grupo Diário está aquecendo os fornos para a 6ª edição do Baita Chef! A competição de culinária amadora mais querida pelos gaúchos terá início no dia 20 de setembro com a publicação dos dois primeiros episódios do programa. Ao todo, serão seis capítulos com muitas emoções e, é claro, sabores.
O Baita Chef é uma disputa amistosa amadora entre personalidades conhecidas em Santa Maria e no Estado do Rio Grande do Sul. Que propõe a saída da zona de conforto por um momento, cozinhar sob câmeras e olhares atentos dos jurados, se divertir e ganhar prêmios.
Nesta edição, a pessoa que fizer o melhor prato ganha o troféu e título de vencedora da 6ª edição Baita Chef, R$ 500,00 em compras no Patronato Shopping e diversos outros prêmios dos nossos patrocinadores.
E, para receber a honraria, os competidores terão 1h30 para cozinhar uma receita à sua escolha. Vence aquele que melhor cumprir os requisitos: criatividade, fidelidade à cultura gaúcha, apresentação e, por último, mas o mais importante, sabor.
Jurados
Quem irá provar os pratos, avaliar todos os critérios e escolher a pessoa campeã da 6ª edição do Baita Chef são os jurados:
Andréa Loreto Peres - Conhecida em Santa Maria e região pelo excelente serviço de buffet para eventos e pela experiência do Jantar às Cegas.
É consultora para restaurantes, desde a criação do cardápio até o gerenciamento de equipe, professora do programa de extensão Progredir da UFSM, com aulas de Gastronomia e membro da FIC Brasile, Federação Italiana de Cozinheiros. No seu currículo, ainda consta o prêmio de Melhor Personal Chef 2022 pela Revista Sabores do Sul.
- Me diverti muito nas gravações dos programas. Eu adorei participar do Baita Chef. E o público pode esperar um programa muito divertido, com participantes muito especiais, preocupados, dedicados e com vontade de fazer comida boa. Vale ressaltar que nossas avaliações foram bem criteriosas, com muito respeito ao pessoal e o conjunto do prato, mas prevalecendo o sabor. - destaca Andréa.
Neto Leal - Referência em Santa Maria e região quando o assunto é carne e churrasco. Natural de Cacequi, é um churrasqueiro profissional. Ele trabalhou no Frigorífico Silva e, lá, aprofundou seu conhecimento na área. Abriu sua casa de carnes, Neto Leal Carnes, cresceu nos meios digitais e ministra cursos e eventos sobre desossa e cortes. Soma cerca de 22 mil seguidores no Instagram
- Fizemos um ótimo trabalho na edição passada, e vamos ter a oportunidade novamente de avaliar os participantes com critérios técnicos. Podem esperar um programa muito disputado e animado, com participantes que deram um verdadeiro show na cozinha e também de simpatia! - fala Neto.
Norberto da Cás - Empresário e chef de cozinha. Proprietário das empresas Da Cás Eventos, Engenho da Pasta, do Centro de Estudos em Gastronomia Norberto Da Cás e Celebrante de Bodas.
Está no ramo da alta gastronomia há 26 anos atendendo Santa Maria e 18 cidades da região, nos estados de Santa Catarina e Paraná e nos países Uruguai e Argentina. Formado pela escola de Gastronomia Egas do chef Aires Scavone em Porto Alegre e em muitos cursos no Brasil bem como em países da Europa como Portugal, Espanha e França. Professor de cursos de Gastronomia na cidade, diversos municípios do Estado e em Salvador, na Bahia.
- Avaliar gastronomia sempre é uma tarefa cheia de detalhes. O Baita Chef me faz viajar no tempo e lembrar de minha trajetória de 26 anos no ramo de gastronomia. Degustar e avaliar os pratos elaborados é uma tarefa que exige, além de sentir a mistura de temperos e sabores, observar o momento que o participante elabora o prato - comenta Norberto.
Nova apresentadora
Maria Fernanda Mattos estreia na apresentação e comandará a disputa da 6ª edição do Baita Chef. Segundo ela, o público pode esperar por uma disputa instigante, em que diferentes personalidades se desafiaram e deram seu melhor para vencer a competição. Além de sugestões de receitas e dicas da culinária gaúcha, os episódios irão render aos espectadores boas risadas e muita diversão!
- Após acompanhar a produção das temporadas anteriores, poder participar das gravações do Baita Chef, desta vez, na frente das câmeras, foi uma experiência única. É incrível o comprometimento de toda a equipe em prol do sucesso de mais uma edição do programa. Sem dúvidas, criamos um envolvimento com os participantes e ficamos na torcida para que eles se saiam bem perante ao júri técnico e consigam finalizar seu prato. - diz Maria
Fique de olho na nossa agenda!
A partir da próxima semana, entre terça (12) e quinta (15), vamos revelar um participante por dia nas redes sociais (@diariosm) e site do Diário. Além disso, na edição impressa do próximo final de semana, teremos um especial completo de apresentação do programa! Segue nossa programação inicial:
12/09 a 15/09 - Apresentação dos participantes nas redes sociais e site do Diário
16/09 - Especial completo de apresentação do programa
Relembre as edições e os vencedores anteriores do Baita Chef:
1ª edição (2018) - Pyllah e Deborah Rosa
Na edição de estreia, Pyllah preparou um arroz com carne de sacrifício e Deborah cozinhou um quibebe de carne de panela, ambos pratos relembraram seus autores das infâncias e personagens marcantes da trajetória de cada um. Na final, os jurados decidiram dividir o prêmio entre os dois.
2ª edição (2019) - Camila Foletto
A edição de número 2 do Baita Chef, teve como campeã Camila Foletto. Ela preparou um arroz com linguiça que a lembrou de seu pai e infância na fronteira.
3ª edição (2020) - César Oliveira e Rogério Melo
A terceira edição do Baita Chef foi realizada em duplas. Os cantores nativistas César Oliveira e Rogério Melo produziram um "Nhoque à Quarta Colônia", com charque bem gaúcho!
4ª edição (2021) - Gujo Teixeira
Em 2021, o poeta, músico e pecuarista Gujo Teixeira levou o prêmio com a receita do “Pansoti à moda de Lavras”, uma massa cozida com queijo, molho branco, pinhão e linguiça.
5ª edição (2022) - Maria Portela
Na última edição, quem levou para casa o grande prêmio do Baita Chef foi a atleta Maria Portela, que surpreendeu os jurados com seu prato batizado de “Exibidinho de Costela”.